Carregando...
AlunosNotíciasProfessores

Roda de conversa com pais sobre o efeito da pandemia nas famílias

No último sábado (24/04) as alunas do curso de psicologia Elisa Arruda, Nayara Souza e Raiza Chaves participaram juntamente com o professor Luis Vinicius do Nascimento de uma roda de conversa com pais da Escola Municipal do Giarola (São João del Rei) em celebração ao dia da família.

A roda de conversa foi destinada a falar sobre como os pais estão se sentindo durante a pandemia, em relação a alfabetização dos seus filhos – a casa se tornou nova escola dos pequenos. Desde 2020, devido a pandemia da COVID-19, o ensino se tornou remoto em todo país e os pais dividiram as responsabilidades com os professores na formação dos filhos.

A socialização das crianças também foi prejudicada – o importante contato com colegas, com professores e coordenadores: as experiências sociais de convívio se tornaram escassas, uma vez que os alunos não se encontram com tanta frequência como acontece no ambiente escolar. A escola é um importante instrumento no desenvolvimento da criança uma vez que também é oportunidade de socialização com outras pessoas para além dos círculos familiares.

Os pais se tornaram sobrecarregados com esta nova forma de ensino, muitas das mães trabalham fora, e precisam tirar um tempo extra para se dedicar a educação dos filhos, realizando atividades e trabalhos requeridos pelos professores, e acima de tudo, ao papel de mãe e até mesmo de um colega de classe, já que muitas vezes a criança não tem outra em seu convívio social. Muitas delas, relatam se sentir prejudicadas psicologicamente, se cobrando para ensinar a criança da melhor forma possível, tentando fazer o papel de uma verdadeira pedagoga, temendo que o futuro de seu filho seja prejudicado devido ao ensino remoto – a mãe se coloca no lugar da criança, se pergunta como será o amanhã da educação em nosso país com o ensino que está sendo utilizado.

Os professores também demonstram o mesmo tipo de preocupação, uma vez que o convívio escolar, é extremamente necessário para a formação e ensino dos alunos, além disso também há preocupação com o currículo escolar, uma vez que alguns conteúdos, como a alfabetização, podem ser prejudicados pela diminuição do contato com a pedagoga.

Mas o momento que estamos vivendo requer o distanciamento social – para que isso tudo passe logo é necessário que todos colaborem em conjunto: as escolas, e universidades -com toda segurança necessária e o convívio se torne seguro novamente para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *