Carregando...
Sem categoria

Estratégias de cuidado durante a pandemia de Covid-19

 

Em tempos de distanciamento tão difíceis é essencial o cuidado. Em meio aos medos, dificuldades, tédio ou frustração: cuide-se! Cuidado para todos: para quem está fora ou dentro, no enfrentamento ou retrógrado. Identifique recursos e estratégias para cuidar de si e dos outros. Se preciso, procure apoio!


Grupo: Anna Lígia Ventura Pontes, Ingrid Assunção Amaral, Lucas Eduardo Maia Lara e Sávio Augusto de Sousa – 3º período Psicologia / UNIPTAN.




 

Nesta pandemia, atente-se à importância do cuidado: o cuidar de si mesmo e do outro. Cuidar é sinônimo de amar, e o amor é essencial em nossas vidas! 


  Durante uma pandemia, é comum que estejamos mais expostos a sensações diferentes ou em maior intensidade do que o natural. O cenário de inseguranças e incertezas é capaz de proporcionar um maior nível de estresse, preocupação, medo, insegurança, angústia, tristeza, impotência, dentre outros sentimentos que tendem a se aflorar em tempos como este. Tendo em vista as diversas reações e comportamentos apresentados em massa pela sociedade, faz-se necessário o uso de estratégias de cuidado psíquico em situações de pandemia. 


A prática de exercícios físicos e de relaxamento pode ser boa aliada para minimizar o stress e ansiedade. 


Manter uma boa alimentação e evitar o uso de bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas são medidas necessárias para que não lidemos com os sentimentos negativos por meio de escape, os quais podem se tornar vícios extremamente prejudiciais. 




Caso as estratégias citadas não sejam suficientes, é importante que procure ajuda especializada de profissionais de Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Apesar da importância da utilização de tais estratégias, é perceptível que muitas são inalcançáveis para uma grande parcela da população que está exposta constantemente a situações de medo, desespero, desamparo e impotência devido às suas condições precárias de vida. A vulnerabilidade generalizada trazida pela pandemia levanta uma reflexão acerca daqueles que têm a vulnerabilidade como realidade diária e potencializa a relevância da solidariedade. Destaca-se então a importância do cuidado: o cuidar de si mesmo, o cuidar do outro, simplesmente o cuidar. Cuidar é sinônimo de amar, e o amor é “serviço essencial” em nossas vidas.



Grupo: Fernanda Mylena de Carvalho, Ana Clara Moraes, Maria Eunice Pereira, Taiana Toussaint.


Texto supervisionado pela profa. Cristiane Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *